Projetando o espaço
No último post conhecemos quem é o Designer de Interiores. Hoje vamos ver como é seu processo Criativo.
Você sabe como se começa um projeto de interiores?
Quais as etapas envolvidas nesse processo?
Para se construir um projeto de sucesso são necessários 5 etapas:
Primeira Etapa: Definir o Briefing ou perfil do cliente
Não existe "o que" se não houver o "para quem".
Para se fazer o briefing, é fundamental o levantamento das características de cada um dos indivíduos ao quais se destina o projeto, como temperamento, hobbies, expectativas e prioridades.
O perfil do cliente pode ser definido com várias conversas, entrevista, reflexão, observação e, sem dúvida, uma visita ao local acompanhado do cliente.
Priorizando as necessidades de cada pessoa se garante que futuros ajustes no projeto, se necessários, sigam corretamente as expectativas do cliente.
O processo de criação começa realmente após a definição de "o que", "para quem" e "onde". As soluções serão infinitas, portanto a existência de um briefing fornecerá diretrizes e organizará o projeto.
Segunda Etapa: Estudar o local
Análise do ambiente. Coletar informações como dimensões, materiais existentes, elementos arquitetônicos importantes. Também é aconselhado tirar fotos, pois, como sabemos, uma foto vale mais que muitas anotações.
Terceira Etapa: Croqui do projeto
Fase de estudos do projeto. Todas as informações coletadas vãos ser colocadas no papel, organizadas e, principalmente, priorizadas. Para que o processo criativo se inicie, uma a uma das lacunas importantes devem ser preenchidas. Deve ser feito um esboço do projeto e talvez estudos mais específicos sejam necessários como, por exemplo, tamanho adequado da TV para o home theater que o cliente deseja. As três primeiras etapas fazem parte do processo criativo do designer e não devem ser apresentados ao cliente.
Quarta Etapa: Anteprojeto
Essa é fase de culminância de todo o processo criativo. É aqui que o designer apresenta tudo que ele pensou para o ambiente. É importante que ele seja bem claro e objetivo para que o cliente possa entender tudo que foi pensado e consiga vislumbrar como tudo vai ficar no final. Caso o cliente não goste de alguma coisa, ele pode solicitar a mudança antes da entrega do projeto final.
Quinta Etapa: Projeto final
Parte final do processo criativo. Tudo que foi discutido desde a primeira entrevista até a aprovação do anteprojeto estão contidas no projeto final. É ele que vai nortear toda a execução da obra. O designer de interiores pode encerrar seus serviços aqui ou, caso o cliente deseje, ele também pode acompanhar a execução.
Nenhum comentário:
Postar um comentário