Design de Interiores
Hoje vamos falar um pouco sobre o Profissional Designer de Interiores.
Não se sabe ao certo quando realmente a história do Design de Interiores iniciou. Sabe-se somente que essa é uma arte tão antiga quanto a Arquitetura e que remonta aos tempos mais antigos, em que já era notável a preocupação com a organização dos espaços internos. A decoração de interiores, os móveis e os acessórios fizeram-se notáveis nas civilizações em todo o mundo, desde os tempos mais antigos até os nossos dias.
Mas o que esse profissional faz?
O Designer de interiores durante muito tempo foi menosprezado levando o título de decorador, e na verdade “decorar” é muito pouco quando se fala dessa profissão.
O designer de interiores tem autonomia e conhecimento pra elaborar um projeto, seguindo as normas técnicas de ergonomia, acústicas e iluminação, levando em consideração a necessidade e os gostos pessoais de cada cliente. O profissional dessa área está sempre antenado para qualquer tipo de mudança no mercado, na moda, nas tendências.
As pessoas costumam ignorar esse tipo de trabalho por acharem que “escolher papel de parede” qualquer um pode fazer, mas o trabalho desse profissional é mais voltado para o conforto e a praticidade que um determinado ambiente vai ter.
As pessoas costumam ignorar esse tipo de trabalho por acharem que “escolher papel de parede” qualquer um pode fazer, mas o trabalho desse profissional é mais voltado para o conforto e a praticidade que um determinado ambiente vai ter.
Ele harmoniza, em um determinado espaço, móveis,
objetos e acessórios, como cortinas e tapetes, procurando conciliar conforto,
praticidade e beleza. Planeja cores, materiais, acabamentos e iluminação,
utilizando tudo de acordo com o ambiente e adequando o projeto às necessidades,
ao gosto e à disponibilidade financeira, do cliente. Administra o projeto de decoração,
estabelece cronogramas, fixa prazos, define orçamentos e coordena o trabalho de
marceneiros, pintores e eletricistas.
Primeiramente, ele irá estudar a personalidade do cliente para entender suas necessidades naquele cômodo. Depois, ele vai estudar o cômodo para entender qual será a melhor forma de dispor os móveis, iluminação, etc. E, juntamente com o cliente, irá criar o ambiente perfeito para sua finalidade.
As principais atividades do
designer de interiores envolvem:
Desenho de móveis
Criar peças conforme as
necessidades do cliente, adaptando-as ao espaço disponível.
Decoração e paisagismo
Cuidar da disposição de móveis
e acessórios em ambientes residenciais e comerciais internos. Em áreas
externas, usar arte e técnica para projetar, organizar e embelezar espaços com
plantas e jardins.
Consultoria
Acompanhar a compra de móveis
e acessórios, fazer orçamentos e contratar mão de obra.
Projeto
Organizar ambientes de acordo com as
necessidades do cliente. Elaborar plantas e maquetes, indicando o estilo, as
cores e a disposição de móveis e objetos.
Então se você está buscando uma nova roupagem para seu cantinho, entre em contato com um designer de interiores que ele irá deixar seus sentidos em êxtase!
No próximo post vamos falar sobre os passo a passo para a construção de um projeto de sucesso! Não fique de fora. Siga nosso blog para ficar por dentro das novidades em primeira mão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário