Respondendo dúvidas sobre tapetes
Qual o tamanho certo? Como combinar com o resto da decoração? Qual o material mais indicado para o seu caso? Não saia para comprar essa peça chave da decoração antes de ler esse post!
1. Como definir o tamanho do tapete da sala de estar?
O importante é que o tamanho do tapete - seja ele neutro, colorido, estampado ou liso - esteja perfeitamente adequado às dimensões do espaço. Como é o tapete que demarca o espaço, causa estranheza quando ele é desproporcional ao tamanho do ambiente. Assim, um modelo muito pequeno em frente ao sofá pode ficar esquisito, "com cara de capacho". No entanto, se o "tapetinho" for uma peça preciosa, um modelo oriental cheio de estilo, que você ama e quer mostrar, não se acanhe! Uma sugestão é colocá-lo sobre um modelo neutro. Um tapete de sisal natural serve de moldura e destaca o seu 'queridinho'.
Tapete de sisal usado como base para tapete menor, mas de estimação. |
Mesmo sem regras rígidas, é fácil acertar no tamanho do tapete. Os profissionais aconselham um modelo que tenha no mínimo a largura do sofá e entre embaixo do móvel - mais ou menos até a metade. Assim, as duas peças parecem estar num mesmo plano, eliminando a confusão visual de piso, tapete e sofá. Em um ambiente grande, fica chique usar um tapete que abrigue todos os móveis" Atenção: os tapetes delimitam os ambientes. Quando existe um tapete no estar, a tendência das pessoas é ficar na área demarcada por ele.
Tapete com a mesma largura do sofá |
2. Qual o tamanho ideal para um tapete que ficará sob a mesa de jantar?
O ideal é cada borda ter 1 m a mais do que a área ocupada pela mesa. Você precisa ter espaço para arrastar as cadeiras sem que elas enrosquem no tapete. Exemplo: se a mesa tiver 1,50 x 1,50 m, o tapete deverá ter 2,50 x 2,50 m. Em tempos de espaços mínimos nem sempre é possível atender a essa medida. O mínimo seria 70 cm de sobra.
Quanto aos contornos do modelo, os profissionais levam em conta o formato da mesa. Os tapetes quadrados combinam bem com tampos redondos e quadrados. Já os retangulares se harmonizam melhor com móveis retangulares e ovais. Outro detalhe importante: para se prevenir contra manchas, prefira materiais resistentes a lavagens freqüentes, como os de pura lã e o 100% náilon.
3. Onde e como posso usar tapetes redondos?
Tapetes redondos são difíceis de usar. Eles atraem quem se identifica com o estilo moderno. Mas não é fácil distribuir os móveis sobre um tapete redondo. O ideal é que tudo fique sobre ele e isso só é possível se o ambiente for grande. Em áreas pequenas, a saída é distribuir vários pequenos. Eles ficam bem em livings, salas de TV e escritórios.
Sobreposição de pequenos tapetes redondos |
4. Como usar tapete nos quartos?
Em ambientes com piso de madeira, cerâmica ou pedra, a solução mais interessante é colocar um tapete retangular no sentido contrário ao da cama, de forma que ele fique sobrando nas laterais e na frente - uma versão elegante dos três tapetinhos que antes circundavam o móvel. Nos quartos com carpete, os especialistas recomendam não colocar tapete, pois o revestimento já cumpre a função de aconchego.
O tapete de juta com bordados de algodão aparece nas laterais e na frente da cama sem entrar por baixo das mesas-de-cabeceira. |
5. Estar, jantar, sala de TV. Como combinar tapetes de ambientes próximos?
Eles não precisam - e nem devem - ser iguais. Senão acabam parecendo um carpete. Busque um denominador comum entre os modelos: pode ser a cor, a textura, uma estampa ou até a moldura de acabamento. Quanto à distância entre eles, é preciso estudar caso a caso, tudo depende da disposição dos móveis, volumetria, espaço. Com bom senso, pode-se mesclar até três estilos diferentes de tapete. Entre os tradicionais, os de desenhos e cores suaves e motivos florais são os mais procurados. Entre os modernos, os artesanais têm feito sucesso. Outra tendência forte é trabalhar com peças de mesmo tom, mas com tramas de alturas variadas. O resultado é uma composição harmônica, com um movimento visual bem agradável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário